h1

Um exemplo

Sonhar Acordado é uma Organização Não Governamental criada em Monterrey, no México, em 1988, por um jovem de 19 anos. Presente em diversos países, a iniciativa chegou ao Brasil por intermédio de um movimento religioso, no ano de 2000. No Rio de Janeiro, a ONG tem sua sede na Gávea e ajuda crianças carentes de várias partes da cidade.

São organizadas atividades esporádicas como o “Dia do Sonho” e a “Festa de Natal”, na qual as crianças passam o dia brincando e se divertindo, longe da difícil realidade em que vivem. É um verdadeiro dia de sonho para elas. Há também projetos especiais: “Amigos para sempre”, “Sonhando Juntos” e “Preparando o futuro”, em que  os laços de amizade entre as crianças e os voluntários nascidos nas atividades esporádicas são fortalecidos e os encontros entre eles são mais constantes.

 

Pedro Henrique Coelho, 20 anos, estudante, conheceu o Sonhar Acordado em 2003 e desde então se dedica ao voluntariado com total empenho. “Eu sempre tive muita vontade de fazer alguma coisa pelas pessoas que precisam, só não sabia como. O Sonhar Acordado me faz sentir mais útil”, disse Pedro. Ele contou que, no início, trabalhava apenas nas atividades esporádicas, que ocorrem no meio e no final do ano, agora já é membro do projeto Amigos para Sempre. Ele e sua equipe todo  mês levam crianças carentes para passar um dia de diversão e aprendizado.

 

A equipe de Pedro é formada por 12 amigos, que conheceram o Sonhar Acordado através dele. Na atividade mensal, esses jovens doam seu tempo e seu carinho para cerca de 20 crianças, com idade entre 5 e 12 anos, que moram no Morro da Mangueira. “São apenas algumas horas de nosso mês”, conta Pedro. “Buscamos as crianças no Morro da Mangueira e as levamos para brincar e conversar com atividades direcionadas, coisas que todos os bons amigos fazem”, completa.

 

O voluntário afirma que a diversão é importante, mas é também muito importante que sejam transmitidos valores que possam ajudar essas crianças a resgatar sua cidadania e esperança de um futuro melhor. Por isso, há sempre um tema para cada encontro que deve ser discutido e trabalhado na atividade com elas. Este tema é discutido em uma reunião que ocorre na sede do Sonhar Acordado na Gávea. Nesta reunião todas as equipes que participam do “Amigos para Sempre” se encontram e trocam experiências.

 

 “Sei que essas crianças têm muito mais a nos ensinar do que nós a elas”, diz Pedro. Ele conta que as crianças acompanhadas por eles possuem histórias de vida muito duras, mas estão sempre sorrindo e dando verdadeiras lições de como superar os obstáculos. “Oferecemos a eles todo nosso carinho, admiração e apoio, para que nunca esqueçam, não só das coisas que ensinamos, mas também de que são capazes de viver sempre dignamente e ir atrás de seus sonhos”, diz o jovem voluntário.

 

Pedro Henrique garante que a recompensa do trabalho voluntário é algo impagável. Segundo ele, todos deveriam procurar uma forma de ajudar aos que precisam, assim estarão ajudando a sociedade e principalmente a si mesmo.

 

 

                               sonhar-acordado.jpg 

 

 

www.sonharacordado.org.br

visite a comunidade do orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=169419

5 comentários

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa


  2. Gostaria de participar do projeto juntos para sempre.
    Como faço?

    Abs,
    Fernanda


  3. Gostaria de saber como ser voluntária do “Sonhar Acordado”?


  4. Olá, gostaria muito de participar como voluntária do projeto.Qual o procedimento?


  5. Achei muito legal este projeto,pois temos que ajudar aquelas crianças que na realidade não sabem o que é ter um dia diferente.
    Parabéns a todos vocês que fizeram parte deste projeto..
    Vamos fazer um mundo diferente…



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: